Dona Placona pariu um Éder

iloureiro, 02/08/17
Depois de ter seguido essa tal Liga Placona do Mário e dos amigos como espectador e entre vários cafés e algumas cervejas, apareceu a ideia de fazer algo mais automático. O sistema manual utilizado na edição inaugural do Placona - com formulários google, folhas excel e análises à jornada feitas à mão - podia ser aperfeiçoado. Mas havia um problema: nem o Mário nem eu sabíamos programar.
Como diria o grande Gustavo Santos - sim, o motivador do Querido Mudei a Casa também célebre pelo seu livro "(m)Ama-te" ou por frases como "O peso das palavras não ditas é mais pesado e doloroso que a própria cruz" e "obrigado mas o meu ebook esgotou ontem" - não há problema sem solução. Ou, em cada problema há uma oportunidade, ou ainda... pó crl oh Gustavo! Chupai-mos, andai.
Nós encontrámos o Jacek para resolver o problema. Mandámos vir um programador polaco - que alguns de vós já tiveram oportunidade de conhecer e, certamente, têm saudades - e em pouco menos de um mês conseguimos ter um Placona preparado para o Euro: o Europlacona. Fds, até me benzo com a originalidade do nome.
De uma brincadeira de pouco mais de 10 utilizadores da Liga Placona, conseguimos chegar aos 100 jogadores numa questão de dias. Como estávamos muito em cima, só a dois dias do Euro é que fizemos os convites para esta versão alfa do Placona: o Europlacona. Louvado seja deus nosso senhor, que este nome está de parabéns, mesmo.
O sucesso do Europlacona (avé maria cheia de graça...) impressionou-nos. A malta gostou, jogou e falava-se disso no café. Até em situações um bocado awkwards, do género estar um gajo com a namorada e ouvir um honesto "tão, já submeteste Placona hoje?". Pois. Este sucesso explica-se facilmente: as pessoas convidadas para jogar foram literalmente escolhidas a dedo. A ténue linha entre associar Placona com uma placa grande ou mesmo com uma polaca grande (a Dona Placona) e brejeirices várias não podia ser pissada. Perdão, pisada*. Porquê?
Porque um dos objectivos definidos quando desenhámos o Placona: "As nossas mães vão poder jogar isto". Ora para a minha mãe jogar isto, em primeiro lugar o jogo tem de ser simples porque ela não tempo de ir ver quem é que é favorito, quem é que tem jogadores lesionados ou ainda quem é que joga em casa com o Sporting nesta semana para apostar 1 na certa. Quem tem tempo e disponibilidade para isso, que vá jogar fantasies, vá. Em segundo lugar, o nível de interacção no chat tem de ser minimamente controlado. Daí, se estás a ler isto, considera-te elogiado: és um dos abençoados em quem confiamos o nível do Placona. E ainda por cima sabes ler. Uma salva de palmas para ti que também mereces, fds!
E já agora, uma última salva para um jovem figueirense emigrado em Budapeste que, contra todas as odds, se sagrou vencedor do Europlacona: Tiago Alves, o nosso Éderzito cagado pela Dona. Está de parabéns. Clap, clap, clap!

Comentários

mrtome (19:19 2/8/2017) :
Ederalves?
plutocardoso (02:21 10/8/2017) :
?🏽?🏽?🏽?🏽?🏽
plutocardoso (02:21 10/8/2017) :
?🏽?🏽?🏽?🏽?🏽
plutocardoso (02:22 10/8/2017) :
Programador Polaco fraco, não aceita smiles :)))))))
mrtome (22:37 23/8/2017) :
Por respeito aos programadores, não vamos chamar programador ao indivíduo que desenvolveu esta coisa :X

#temdeentrarTODA