À 3ª Jornada, a primeira análise aos campeonatos profissionais Placona.
TERCEIRONA
A Terceirona, constituída maioritariamente por noobs e falhados placona, tem-se pautado pela enorme competitividade. O 18º classificado Joaoroque (fervoroso adepto da Académica), que ocupa o último lugar que dá acesso à Segunda Divisão, tem apenas 3 pontos de vantagem sobre o 36º Ruinana que, diga-se, tem sido uma desilusão. O jovem de Santa Comba Dão, operado recentemente e com sucesso ao joelho esquerdo, terá de pedalar muito para conseguir entrar no lote de 18 placonamis que irão garantir o acesso ao segundo escalão.
À terceira jornada, destaque para Bocabiega (aka bocadenarsa aka biega aka bagmiro aka rinocerontedomonte) que era apontado por muitos como o carro-vassoura da Terceirona mas que está neste momento isolado num épico quarto lugar. Também da Figueira da Foz, Migueldentista parece embalado para lutar pela subida, mas faltam 14 longas jornadas até final deste Apertura. Uma palavra também para o trio de líderes: Videoarbitro, Alexlopes e Jnvsilva e, por último, os sentimentos aos 34 placonamis que na melhor das hipóteses vão continuar na distrital aquando do Clausura Placona.
2ª DIVISÃO CHINESA
A série mais desequilibrada de todo o placona até ao momento. O primeiro lugar é repartido por quatro placonamis sendo que Rleitão, o Furacão de Vilar Formoso, é quem ganha no confronto de primeira letra dos nomes (regras de desempate). Blimpo, o Cardiologista de Badajoz, ocupa um inacreditável 14º lugar apesar de ter o 3º melhor ataque da série. Uma retaguarda permissiva e com muitos buracos poderá levá-lo direitinho para a Terceirona que é, diga-se, a sua divisão natural. Danigol, el Cañete, tem a corda na garganta mas recebe misterbarbosa, o Barbeiro do Mindelo, que não deverá oferecer grande resistência fora de casa. O jogo grande opõe dois dos primeiros classificados naquele que será o primeiro Derby do Norte: Smacris - Jcosta. Que ganhe o melhor, desde que o FCPorto perca pontos em Braga.
2ª DIVISÃO BRASILEIRA
Totalmente dominada por placonamis buarcosenses, tem em Helmut - jovem tavaredense expatriado em Budapeste e com namorada polaca (Nossa Senhora, parece aqueles turistas que pedem ketchup e uma meia de leite para empurrar um Cozido à Portuguesa) - um líder improvável. Mas mais ainda, Helmut soma por vitórias todos os jogos realizados, incluindo uma vitória tangencial sobre Minizao, el Narinon de La Plata (alcunha conquistada precisamente na cidade argentina que nunca visitou). Tomane, o Bom Director, reparte o pleno de vitórias e afigura-se como principal candidato à subida. Numa jornada extremamente equilibrada, destaque para os irmãos Gmealha e Tmealha, ambos formados no Sacavenense e agora ao serviço do Via Longa, que eram apontados à subida mas teimam em deitar esses créditos por mãos alheias.
2ª DIVISÃO ALEMÃ
De longe, a fava das segundas divisões. Liderada por Scalão, a placonami de Ílhavo que já levou para casa uma grade de minis, a 2ª Divisão Alemã conta ainda outra senhora, a ultra-favorita-mas-até-agora-decepcionante Maryandrade, la Periodista del Prédio, que ocupa um 15º lugar com apenas 3 pontos. Clássicos das andanças placona como Mrtome, Tbelo, Pcoelho ou Plutocardoso lutam ombro a ombro com Zecostas, Rubenchavaliers e Nenetubarões desta vida. Está tudo dito. Aliás, há derby entre colegas na 4ª jornada: Néné recebe Ruben em pleno Tubarão da Bébé (para quem não conhece, é um restaurante na marginal da Figueira da Foz conhecido pelo Arroz de Couve - apenas disponível por encomenda e nos meses de inverno, porque há pouca couve no verão. A sério!).
1ª DIVISÃO NATALIA SIWIEC
Jbermejo, o Banqueiro Sentado, e Talves lideram isolados o escalão maior do Apertura Placona. Este último, também conhecido como Défice Orçamental ou Bigode do Fejsa, destaca-se por ter a melhor defesa da 1ª Divisão. Pperdigas, antigo Ex-Baco pelo gosto que nutria por vinho de qualidade duvidosa, tem o segundo melhor ataque mas ocupa uma modesta 8ª posição que, ainda assim, lhe garantiria a permanência. Coronelalves, progenitor de Talves, promete chegar rapidamente a esta divisão mas o filho fala em "mera tesão-de-mijo que ele já por aí vem placona-abaixo". Lazevedo, o Pula-Polacas, tem a corda na garganta mas ainda assim está a fazer melhor que os cardosos Rukka100 e Iur, apontados inicialmente como potenciais candidatos, mas agora relegados para o fundo da tabela. Nrocha e Broxo também decepcionam e vão direitinhos para onde já deveriam estar: a Segunda Divisão.
Pior Jogo da Jornada: Gmealha vs Dcmonteiro. 16º vs 17º classificados da Segunda Divisão Brasileira esgrimirão entre si os poucos argumentos que até agora apresentaram. Jogo de tripla, tal como grande parte dos jogos desta 4ª jornada. Cuidados com os jokers, que eles andam aí!